Agrupamento de Escolas de Freixo distinguido pela Microsoft como uma das Escolas mais Inovadoras do Mundo em 2012

10 Julho 2012
A Microsoft Corporation selecionou o Agrupamento de Escolas de Freixo para integrar o seu programa mundial de Escolas Inovadoras, que distingue as escolas que em todo o mundo mais se destacam pelas suas práticas inovadoras e pela utilização da...
A Microsoft Corporation selecionou o para integrar o seu programa mundial de , que distingue as escolas que em todo o mundo mais se destacam pelas suas práticas inovadoras e pela utilização da tecnologia na sala de aula.

O Agrupamento de Escolas de Freixo foi selecionado para fazer parte da rede mundial do Programa das Escolas Inovadoras promovido pela Microsoft a nível internacional. No âmbito do Programa Parceiros na Educação (Partners in Learning), e após um processo de avaliação das escolas que apresentaram candidatura ao Concurso Mundial da Microsoft para Escolas Inovadoras, o Agrupamento de Escolas de Freixo é o novo estabelecimento de ensino português a fazer parte do grupo das escolas mais inovadoras do mundo.

Segundo Rui Grilo, Diretor para a Educação na Microsoft Portugal, "O reconhecimento de mais uma escola portuguesa pelo Programa Mundial de Escolas Inovadoras é motivo de muito orgulho para todos os que trabalham para a educação em Portugal. Neste caso do Agrupamento de Escolas de Freixo, estamos perante um exemplo extraordinário de como é possível transformar o dia a dia de uma escola com uma liderança empenhada e com o envolvimento de todos os alunos e professores. Ao usar ferramentas gratuitas da Microsoft para tirar partido da tecnologia de que já dispunha, acreditamos que esta escola será também fonte de inspiração para muitas outras, sobretudo quando a Microsoft acaba de colocar à disposição das instituições de ensino portuguesas o seu serviço Office 365 sem qualquer custo." E conclui "Comprova-se, mais uma vez, que as escolas portuguesas têm profissionais de grande qualidade e criatividade, posicionando-as entre as melhores."

O Agrupamento de Escolas de Freixo irá, a partir de agora, fazer parte de uma comunidade de elite de escolas inovadoras em todo o mundo que, através do apoio da Microsoft, irão trabalhar em rede com vista a contribuir para a transformação da visão e das práticas de ensino. Este ano foram distinguidas 64 escolas, de 52 países, tendo-se registado um aumento do número de escolas candidatas, o que eleva cada vez mais a fasquia das escolas participantes.

O Agrupamento de Escolas de Freixo localiza-se em Ponte de Lima e é constituído por 7 Jardins de Infância e 4 Escolas Básicas, com um total de 910 alunos, serve uma população de mais de 7 mil pessoas, num meio onde é o maior empregador (100 professores e 50 assistentes). O Agrupamento constitui uma referência na sua área de abrangência no que diz respeito à oferta educativa, desportiva, cultural e tecnológica.

O Agrupamento de Escolas de Freixo serve a comunidade na sua globalidade, integrando nas rotinas educativas múltiplas tecnologias, tornando os alunos digitalmente competentes e capazes de responder aos crescentes desafios da sociedade de informação e que o meio onde vivem não constitua um obstáculo ao seu desenvolvimento integral.

Este ano letivo foi implementada a utilização de um email institucional para alunos, professores, pais e assistentes com base na plataforma Microsoft Live@Edu, num total de cerca de 2000 utilizadores. Foi criada uma base de dados com todos os emails organizados por grupos que está acessível a toda a comunidade educativa que passou a comunicar sem barreiras entre si, beneficiando ainda das diversas ferramentas da plataforma.

Para além de melhorar a comunicação, esta plataforma permitiu desmaterializar processos administrativos e pedagógicos promovendo a partilha entre professores nas suas práticas pedagógicas. Para a Escola, a flexibilidade de um ensino integrado com atividades de enriquecimento, com práticas colaborativas, ativas e inovadoras é, de facto, promotor de autonomia num mundo globalmente exigente.

Para Luís Fernandes, Diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo, "Ser uma Pathfinder School e estar integrado na rede Partners in Learning é uma oportunidade única para a consolidação de processos inovadores: o contato com escolas de outros países, com práticas e experiências diferentes permitirá a evolução do Agrupamento de Escolas de Freixo para outro nível. Passar as fronteiras da distância geográfica com este projeto será a afirmação do poder da educação para aproximar escolas de todos os continentes."

Os pontos fortes da candidatura sustentam-se na enorme motivação da comunidade educativa para o desenvolvimento de projetos inovadores; na prática enraizada de trabalho colaborativo entre os docentes e disponibilidade para aprender uns com os outros; no elevado nível de integração das TIC em processos pedagógicos e administrativos inovadores e no desenvolvimento de atividades de enriquecimento diversificadas com a participação da maioria dos alunos.

Vídeo da candidatura: