A 'Capela Pedagógica, do Campo para o Altar' inaugurada pelo Bispo de Viana do Castelo

10 Abril 2014
O projeto escolar denominado "A Capela Pedagógica, do campo para o altar" dinamizado ao longo do ano letivo 2013/14 pela Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, em parceria com o Centro Escolar das Lagoas, culminou...

O projeto escolar denominado "A Capela Pedagógica, do campo para o altar" dinamizado ao longo do ano letivo 2013/14 pela , em parceria com o Centro Escolar das Lagoas, culminou hoje com a inauguração e bênção da capela.

A recuperação da Capela, que tem como patrono S. Martinho, contou com a colaboração de todas as turmas do pré-escolar e uma turma do 1º ciclo, do Centro Educativo das Lagoas.

Alunos e Professores muito se esmeraram, desde a fase inicial em que fizeram os desenhos do Santo, passando pela construção da imagem e pintura. Uma outra turma do pré-escolar colaborou na pintura do S. Martinho, sempre sob a supervisão do artista Mário Rocha. Com pequenas esponjas molhadas em tinta de água foram pintando o santo Padroeiro da Capela da Quinta deixando os retoques para o Mestre. Os pequenos pintores viram surgir na cerâmica as cores que tinha idealizado, há alguns meses, no papel.

Neste contexto a cerimónia de inauguração e bênção foi o culminar de um valioso projeto pedagógico e que envolveu os técnicos da Área Protegida e a comunidade escolar.

A cerimónia presidida por sua Excelência Reverendíssima o Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, contou com a presença do Executivo Municipal, Encarregados de Educação e de toda a comunidade.

Aproveitando esta quadra pascal, foi celebrada uma Eucaristia, solenizando a Comunhão Pascal, envolvendo toda a comunidade do Centro Escolar das Lagoas.