Inaugurado novo espaço pedagógico no Agrupamento de Escolas de Freixo

19 Dezembro 2023

Foi inaugurado no passado dia 30 de novembro um novo espaço pedagógico no Agrupamento de Escolas de Freixo, o Makerspace.

De acordo com Jorge Dias, o Diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo, o Makerspace é "um espaço de aprendizagem que pode ser formal ou não formal" e que pretende "dar resposta aos projetos já consolidados no agrupamento". Para além disso contribuirá para a motivação dos alunos e "por extensão, a comunidade para o empreendedorismo, para o desenvolvimento de projetos" sendo nessa perspetiva que querem "dinamizar este espaço, não só para a escola e para os alunos, mas também aberto à comunidade".

Em simultaneo à inauguração do MakerSpace, mas nele integrado, foi também inaugurado o LED-Laboratório de Educação Digital, nas áreas da robótica e multimédia.

O Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz afirmou: "A comunidade escolar tem que fazer uma adaptação muito grande e muito rápida a aquilo que é a utilização das novas tecnologias por parte dos alunos. Este espaço é um espaço que vem, efetivamente, a ajudar a que isso se faça com alguma proximidade e criatividade. Estamos dentro do Espaço Maker onde eles trabalham, numa grande parte ou desenvolvem muito aquilo que é o ensino da robótica. Isso faz com que a aproximação aos meios tecnológicos seja feita de uma forma diferente."

Também presente, esteve o Diretor Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Miguel Gonçalves que destacou "esta escola tem um histórico muito grande, tornou-se muito famosa devido à sua adesão à inovação, ao digital e à introdução da inovação do digital e da tecnologia no âmbito da aprendizagem".

makerspace_freixo_2
makerspace_freixo_1