Município de Ponte de Lima promove 'A Igualdade de Género' a assistentes operacionais das escolas do concelho

21 Abril 2023

A Igualdade de Género é um direito básico de todas as pessoas, incluindo as crianças. Assim, é fundamental abordar diretamente a discriminação e promover a igualdade de género, com a finalidade de facilitar uma visão de um mundo onde todos têm direitos iguais, nomeadamente em contexto escolar.

Neste sentido, integrado no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, o Município de Ponte de Lima, através da sua Equipa Multidisciplinar Especial da Educação, promoveu a formação “Igualdade de Género – Educação para os Afetos e Sexualidade” destinada a assistentes operacionais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho.

Esta ação pretendeu promover a integração da dimensão de género na formação e na qualificação profissional destes agentes de educação, contribuir para a desconstrução dos preconceitos e estereótipos de género e incentivar para a eliminação da discriminação e violência no contexto educativo, com o objetivo de promover o respeito pelos direitos e liberdades individuais na perspetiva da construção de uma cidadania para todos. Igualdade é partilha, é corresponsabilização por um novo contrato social onde as gerações mais novas têm um papel fundamental.