Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

'EcoEscovinhas' e 'Heróis da Fruta' nas escolas do concelho com o apoio do Município

14 Fevereiro 2023

O Município de Ponte de Lima, através da Saúde Escolar - ULSAM, apoia a implementação dos projetos "EcoEscovinhas" e "Heróis da Fruta" nas escolas do concelho.

"EcoEscovinhas" é um projeto criado no âmbito do Programa SOBE+ (Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares, pág.26/27), parte integrante do PNPSO (Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral) e que visa, para além da saúde oral, a saúde ambiental e a cidadania, envolvendo a escola, a família, e a comunidade. Os principais objetivos deste projeto passam pela promoção da escovagem dos dentes regular e eficaz, sensibilização para a troca regular da escova, incentivo à recolha seletiva das escovas de dentes usadas, colocando-as no EcoEscovão para que possam ser encaminhadas para a reciclagem e por fim, dar-lhes uma nova vida. Este projeto tem como destinatários todos os níveis de ensino, sendo que, no presente ano letivo, vão participar: EB Ponte de Lima, EB Feitosa, EB Rebordões Souto, EB Ribeira, EB Trovela do Agrupamento de Escolas António Feijó; JI Vilar, EB Lagoas, JI Brandara, JI Calheiros, JI Cepões, JI Refoios do Agrupamento de Escolas de Arcozelo; EB Correlhã e EB Facha do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima.

"Heróis da Fruta" é um projeto da Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI), cujo método é baseado em evidências científicas testadas com sucesso nos últimos 10 anos, envolvendo técnicas de educação não formal como storytelling, gamification e positive reinforcement para facilitar a adoção de hábitos pelas crianças e famílias. É um projeto delineado especificamente para as crianças do Jardim-de-infância e 1º ciclo, com 3 objetivos pedagógicos: aumentar a ingestão de “Super Alimentos” (Frutas e legumes) junto das crianças para alcançar as quantidades mínimas diárias recomendadas; diminuir o consumo de “Super Industriosos” (produtos com excesso de açúcar, sal ou gordura) junto das crianças para não ultrapassar os limites máximos; e promover a literacia alimentar e nutricional junto dos encarregados de educação para incentivar hábitos familiares mais saudáveis e sustentáveis. O projeto desenvolve-se ao longo de 5 semanas, em que cada escola/ turma escolhe um desafio diário relacionado com o consumo de frutas/ hortícolas na escola. No presente ano letivo, vão participar neste projeto: Turma P1C e turma P2B da EB Ponte de Lima, EB Feitosa, e EB Souto, do Agrupamento de Escolas António Feijó; JI de Cepões do Agrupamento de Escolas de Arcozelo.

O Município de Ponte de Lima acredita que, ao apoiar na organização e promoção destas atividades junto da comunidade escolar está a contribuir para a consciencialização de práticas saudáveis, de forma a refletir-se na adoção de hábitos de vida saudável e na melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, a médio e longo prazo.