Projeto “Aprender em Harmonia - contra o Bullying”

17 Fevereiro 2020

O Município de Ponte de Lima através da sua Equipa Multidisciplinar deu início este mês de fevereiro à 2º ação de sensibilização do projeto “Aprender em Harmonia”, um projeto que visa uma intervenção no contexto escolar com o objetivo de prevenir o bullying e promover a harmonia e a paz entre os colegas em contexto escolar.

Este é um projeto que procura também o desenvolvimento de competências ao nível da integração cívica e inclusão social.

A intervenção tem a vertente de mudanças de comportamentos e atitudes, bem como a importância das regras de convivência na sociedade escolar.

Foram determinadas previamente 2 ações com a duração de uma hora, tendo como público-alvo todas as turmas do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico de todas as escolas do Município.

A 1ª Ação decorreu entre Outubro e Janeiro em todos os centros educativos do Município onde se pretendeu sensibilizar e prevenir para o tema do bullying, através da reflexão sobre os tipos de violência, os agentes que o compõe, bem como as causas e os seus efeitos; promover debates sobre as várias formas de violência, respeito mútuo e a importância da afetividade, tendo como foco as relações humanas no contexto escolar.

A 2ª Ação iniciou agora em fevereiro com o objetivo de sensibilizar de forma lúdica sobre o tema bullying através de um Jogo de Tabuleiro Humano, onde as crianças são os próprios peões do jogo.

O objetivo é que os alunos respondam acertadamente a todas as perguntas e questões problema,  permitindo a reflexão sobre o tema do “bullying” abordado na sessão anterior e assim fazer com que a turma conquiste  a medalha “Turma sem Bullying, turma sem violência”.

acao_1_2
acao_1_3