Escola Básica de Freixo vence Concurso Escolar 'Desafio Alto Minho 2020'

11 Junho 2012
A Escola Básica de Freixo foi a vencedora do 1º prémio do Concurso Escolar "Desafio Alto Minho 2020" promovido pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), na categoria Desafio "Jornal Alto Minho 2020" destinado aos alunos do...

A Escola Básica de foi a vencedora do 1º prémio do Concurso Escolar "Desafio Alto Minho 2020" promovido pela Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), na categoria Desafio "Jornal Alto Minho 2020" destinado aos alunos do 2º e 3º ciclo e ensino profissional.

O desafio lançado às escolas do distrito de Viana do Castelo no âmbito da elaboração de Plano de Desenvolvimento "Alto Minho: Desafio 2020" teve como objetivo fomentar nos alunos a reflexão crítica e a projeção de um futuro desejável para a região onde vivem, através da realização de uma ilustração (pintura ou desenho), de uma primeira página de jornal ou de um vídeo sobre o Alto Minho em 2020. Participaram no concurso um total de 29 escolas públicas e privadas, com 100 trabalhos distribuídos pelas várias categorias.

O trabalho da turma 6º D consistiu na apresentação da primeira página do Jornal com notícias bem elucidativas e criativas sobre o futuro que desejam para a sua região no ano 2020. A reportagem jornalística foi bem elaborada e acabou por cativar o exigente júri. Segundo a CIM "o trabalho apresentava uma noção clara de comunicação jornalística, tendo-se também valorizado a sua componente gráfica e a criatividade da visão futurista".

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 5 de junho, no auditório do Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo. A turma foi premiada com um cheque-brinde de 500 euros, irá usufruir de uma atividade náutica na região do Alto Minho (surf, canoagem, ou rafting) e terá o seu trabalho publicado da sua primeira página no jornal Alto Minho.

A alegria dos alunos e docente foi enorme. Parabéns a todos!

Escola Básica de Freixo vence Concurso Escolar 'Desafio Alto Minho 2020'