Alunos da EB 2,3 de Freixo na fase nacional do desafio

04 Maio 2012
A equipa "FelcaRace" da EB 2,3 de Freixo constituída pelos alunos Emanuel Felgueiras, Tiago Campo, João Campelo, Fátima Quintas e Vanessa Fernandes com a orientação dos docentes Augusto Freiria e Rosa Gomes fez a proeza de ser selecionada para a...

A equipa "FelcaRace" da EB 2,3 de Freixo constituída pelos alunos Emanuel Felgueiras, Tiago Campo, João Campelo, Bruno Esteves, Fátima Quintas e Vanessa Fernandes com a orientação dos docentes Augusto Freiria e Rosa Gomes fez a proeza de ser selecionada para a fase nacional do desafio mundial "F1 in Schools", ao ficarem em 3º lugar.

No dia 3 de maio, em Famalicão, participaram na fase regional com mais 13 equipas de várias escolas mas conseguiram ultrapassar, com muito profisssionalismo e dedicação, os seus concorrentes e atingir o 3º lugar na categoria geral do desafio. Mas também foram vencedores nas várias modalidades do escalão Rookie (3º ciclo): melhor portefólio, melhor projeto de engenharia e corrida mais rápida.

O desafio mundial "F1 in Schools", promovido pelo CITEVE, tem como objetivo o desenvolvimento, por parte dos alunos e com o recurso a software 3D, de carros de Fórmula 1 em miniatura, levando em conta conceitos de aerodinâmica e o design. Seguindo as regras de trabalho internacionais, o grupo de alunos teve de planificar e desenvolver um carro de formula 1 miniatura em balsa. O trabalho dividiu-se em várias fases: criação da identidade da equipa, design e aerodinâmica, modelação 3D, maquinagem, pintura, construção do portefólio e corrida. A Equipa de Fórmula1 "FelcaRace" teve, assim, como objetivo: desenhar, construir e competir com o mais rápido carro do Futuro da Fórmula1, propulsionado a CO2 (dióxido de Carbono). Este objetivo foi atingido com muito mérito já que foram alunos muito empenhados no desenvolvimento do seu projeto e conseguiram ultrapassar equipas mais experientes nestas provas e cativar o júri do desafio.

As 3 equipas selecionadas irão participar a final Nacional onde se irá escolher a melhor equipa, que, por sua vez, representará Portugal na final mundial em 2012.

Este projeto teve o patrocínio de várias entidades: Câmara Municipal de Ponte de Lima, Felcar, MPublicidade, Garagem Peixoto e Banhos Lima, Lda.

Alunos da EB 2,3 de Freixo na fase nacional do desafio