Município de Ponte de Lima Promove Sessões Formativas a Empresários da Restauração

18 Janeiro 2012
No âmbito do serviço municipal Turismo Ponte de Lima, e na sequência das sessões de trabalho realizadas durante o último trimestre de 2011 com o tecido empresarial limiano, foram diagnosticadas necessidades de qualificação da oferta turística do...

No âmbito do serviço municipal , e na sequência das sessões de trabalho realizadas durante o último trimestre de 2011 com o tecido empresarial limiano, foram diagnosticadas necessidades de qualificação da oferta turística do concelho, nos diferentes segmentos de mercado.

Dirigido aos empresários da restauração, o primeiro ciclo formativo teve início no dia 17 de janeiro, no Museu dos Terceiros, com um módulo dedicado ao tema "Regras Protocolares à Mesa", sob orientação de dois profissionais conceituados do panorama nacional, o Chef Álvaro Costa e Filipe Martins. Este programa formativo estende-se até ao dia 20 de fevereiro, sendo os módulos seguintes dedicados aos temas: "Copos e Vinhos", no próximo dia 19 de janeiro; "Apresentação de mesas e pratos" no dia 24 de janeiro, seguindo-se três sessões de "Inglês de nível básico" para tradução de ementas e aquisição de vocabulário comercial; uma sobre "Património material e imaterial de Ponte de Lima", terminando com duas sessões sobre "TIC - introdução às tecnologias de informação e criação de email". As sessões formativas são totalmente gratuitas, sendo orientadas por profissionais de qualidade com experiência comprovada nas diversas áreas temáticas.

Numa ótica de cooperação integrada, pretende-se aproximar a oferta turística do concelho à excelência de Ponte de Lima como um destino gastronómico de elevada qualidade, capaz de oferecer um conjunto de serviços associados ao mundo rural, ao ambiente e ao património.

Nessa perspetiva de colaboração e integração da oferta, estão desenhados diversos pacotes turísticos que serão implementados durante o ano 2012, sendo esse o principal objetivo da estreita cooperação com os diversos atores privados. Exemplo disso é a recente campanha promocional "", que oferece uma série de descontos e ofertas ao nível da restauração e alojamento em torno de sete eventos que decorrem a época baixa.

O sector dos transportes, designadamente os táxis, é o próximo público-alvo, cujas sessões formativas estão programadas para formatar percursos e itinerários turísticos pelo concelho. Num total de seis sessões, o início está marcado para o dia 7 de fevereiro no Museu dos Terceiros.

Com o objetivo de promover a qualificação da oferta e potenciar sinergias que agreguem valor à oferta turística do concelho, pretende-se motivar a iniciativa privada no sentido de se criarem ações conjuntas que consolidem a qualidade e posicionem Ponte de Lima como um destino de excelência turística.

Nesse sentido, convidam-se todos os empresários do sector da restauração e dos táxis de Ponte de Lima a aderir às sessões formativas.

Para mais informações e confirmação de presença, basta contactar através do email: turismo@cm-pontedelima.pt ou ligando para o Museu dos Terceiros através do nº 258 753136.