Município de Ponte de Lima promove ação de sensibilização “Mãos que falam”

14 Novembro 2018

No Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa (LGP) que se comemora a 15 de novembro, o Município de Ponte de Lima, assinala a efeméride com a ação de sensibilização “Mãos que falam”, através da Equipa Multidisciplinar do Serviço de Educação junto dos quatro Agrupamentos de Escolas do concelho, com o objetivo de promover e sensibilizar na comunidade escolar a Língua Gestual Portuguesa e sujeitar os alunos à reflexão e respeito dos direitos das pessoas surdas.

A celebração desta efeméride converge para a concretização dos princípios sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, designadamente os princípios da acessibilidade informativa e comunicacional.

A língua gestual é a língua dos surdos, utilizada por estes e por aqueles que comunicam com eles, tem vocabulário e gramática próprios, como sucede com as línguas orais, é a língua materna das pessoas surdas, produz-se a partir de movimentos das mãos, corpo e expressões faciais e a sua receção é visual.

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, a data em que se assinala o Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa. Na Constituição, ficou consagrado o compromisso do Estado Português em "proteger e valorizar a língua gestual portuguesa enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades."