Ministro da Educação Preside à Inauguração do Espaço de Aprendizagem Personalizada do Agrupamento de Escolas de Freixo

17 Janeiro 2017
O Município de Ponte de Lima congratula-se com mais um passo significativo protagonizado pelo Agrupamento de Escolas de Freixo (AEF), que vai inaugurar no dia 20 de janeiro, o Espaço de Aprendizagem Personalizada.

Trata-se de um espaço aberto e flexível para a formação de docentes, para as aulas, atividades de enriquecimento curricular, pesquisa e desenvolvimento de atividades educativas inovadoras, disponível para toda a comunidade local, mas também para todos os que pretendam desenvolver atividades ligadas à educação.

O AEF tem vindo a percorrer um caminho consolidado de inovação e integração da tecnologia na educação que resultou no reconhecimento pela Microsoft Corporation, pelo quarto ano consecutivo, como Showcase School, distinguindo ainda treze professores como Microsoft Expert Educator.

No plano dos projetos piloto, destacam-se, entre outros, a participação nos projetos Creative Classroom Lab, Co-Lab e Interactive Classroom Working Group da European Schoolnet.

Inspirados no Future Classroom Lab da European Schoolnet e nos Ambientes Educativos Inovadores da Direção Geral da Educação esta comunidade educativa decidiu criar um espaço de trabalho, onde alunos e professores possam ir mais além e encontrar respostas para o desenvolvimento de cenários de aprendizagem do Séc. XXI: uma sala de trabalho personalizado - Espaço de Aprendizagem Personalizada - onde o centro de toda a atividade é o aluno em interação com outros alunos e professores.

O Espaço de Aprendizagem Personalizada será a base a partir da qual os alunos podem Investigar, Interagir, Criar, Desenvolver, Partilhar e Apresentar, potenciando as aprendizagens com outros recursos como a Biblioteca Escolar, a Sala de Ciência Divertida e o FabLab Freixo.

Marcada para as 15 horas, a cerimónia oficial da inauguração do Espaço de Aprendizagem Personalizada contará com as intervenções do Director do AE de Freixo, parceiros do AEP, Mark Sparvell, Senior Manager Education da Microsoft, Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima e o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.