Passar para o Conteúdo Principal Top

logo_educa_mais

Educação_4

Agrupamento de Escolas de Freixo distinguido como 'Maker of Merit – Blue Ribbon'

03 Novembro 2016
O Município de Ponte de Lima parabeniza o Agrupamento de Escolas de Freixo, distinguido como "Maker of Merit", no âmbito do Maker Faire Rome, que decorreu em outubro, em Roma - Itália.

O Município de Ponte de Lima parabeniza o Agrupamento de Escolas de Freixo, distinguido como "Maker of Merit", no âmbito do Maker Faire Rome, que decorreu em outubro, em Roma - Itália.

O Maker Faire Rome cuja missão foi colocar a cidade de Roma e a Europa no centro do debate sobre a inovação, a difusão da cultura digital e desenvolver o empreendedorismo individual e coletivo, foi um sucesso e contou com 110 000 visitantes. O público, a imprensa e a comunidade internacional consideraram o "Maker Faire Rome" "um evento obrigatório e fundamental", devido à alta qualidade dos projetos apresentados e devido à grande oferta de atividades educativas.

O Agrupamento de Escolas de Freixo, única escola Portuguesa no evento e uma das 15 escolas europeias selecionadas, apresentou o projeto Dance Robot Art, Build Your STEM Dreams. A construção de robôs é uma atividade com um forte caráter multidisciplinar. A construção de robôs é uma atividade de valor educativo considerável contribuindo para sedimentar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Este ano, o robô idealizado pelos alunos teve por base o popular jogo Minecraft Education. O jogo e personagem virtuais "ganharam vida". Todos os visitantes queriam tirar uma "selfie". Para além das fotos, os visitantes mostravam-se muito curiosos e queriam saber como tudo funcionava. Os alunos mostraram com entusiasmo o trabalho desenvolvido e explicaram os pormenores e as soluções inovadoras que desenvolveram. Para além dos robots, os alunos foram também o centro das atenções na "escrita 3D". Uma caneta com um sistema de aquecimento que atua sobre o plástico e que sai depois fundido na parte frontal, mereceu largas filas de espera para levarem o nome manuscrito em 3D.

Os alunos, Cristiano Mota e Artur Cunha, referiram que se tratou de uma experiência muito cansativa, mas que não se importam de repetir. Em três dias aprenderam imenso. Viram o que de melhor se faz nas escolas Europeias.

O projeto não passou despercebido à organização e atribui, a um grupo restrito de participantes, a menção "Maker of Merit - Blue Ribbon". A entrega da prestigiante menção foi feita diretamente por Sherry Huss, cofundadora e Vice-Presidente do Maker Faire Internacional, que destacou o trabalho e o entusiasmo do projeto.

Considera o Município e a Escola que esta distinção é um orgulho para os alunos, e reflete o trabalho que se faz na escola. Segundo o Agrupamento de Escolas de Freixo estas "experiências deviam ser mais frequentes pois permitem desenvolver várias competências desde a criatividade, capacidade de comunicação, colaboração e responsabilidade social, entre outras. Participar num evento desta dimensão é uma grande responsabilidade, mas, os alunos estiveram à altura."

De referir que este projeto e participação foram possíveis com o apoio da Weproductise e da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Freixo.