Espaço Ciência Divertida

A abertura, em 2009, de um Espaço Ciência no Centro de Interpretação Ambiental da Área Protegida de Ponte de Lima, direcionado para a exploração das condições naturais de um local que se constitui como um verdadeiro laboratório vivo, viria a ser determinante, em resultado da utilização em massa do equipamento pelos alunos das instituições de ensino concelhias, para a consequente criação do Projeto Educativo “Ciência Divertida”. Neste mesmo ano, houve lugar à realização do I Workshop Infantil de Ciência.

O Projeto Educativo “Ciência Divertida”, inserido no Serviço Educativo da Área Protegida no ano letivo seguinte, registou uma nova evolução, em 2012, com a deslocalização do Espaço Ciência para as instalações do Centro Educativo das Lagoas.

À semelhança de outros equipamentos dedicados à ciência, o ‘Espaço Ciência Divertida’ do Centro Educativo das Lagoas, gerido pelo Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima, promove a difusão da cultura científica e tecnológica através da observação e experimentação. Em resultado dos equipamentos, recursos, experiências e conteúdos disponibilizados, encontra-se direcionado para temas como a água, a geologia, o corpo humano, o sistema solar e a biodiversidade.

Em virtude da sua localização, próximo da Quinta de Pentieiros e da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, equipamentos com forte competência no desenvolvimento de ações de (in)formação e sensibilização para o ambiente e mundo rural, promove ainda a aproximação experimental e científica dos saberes presentes nas práticas rurais, ao mesmo tempo que as coloca na relação homem/natureza, de modo a promover a sustentabilidade ecológica e a valorização da vida rural que caracteriza o tecido socio-económico da região.

As várias hipóteses de utilização, previstas pelo Município de Ponte de Lima em função da estratégia global de multiatividade, polivalência e rentabilidade pretendida para o Centro Educativo das Lagoas, abrem as “portas” do ‘Espaço Ciência Divertida’ a todos aqueles que pretendam usufruir do seu potencial ainda que, naturalmente, esteja essencialmente direcionado para a população escolar.

Neste seguimento, com o objectivo de permitir retirar o maior proveito possível das mais valias proporcionadas pelo equipamento, bem como dos equipamentos localizados na sua envolvente, foi editado o presente Caderno do Professor.

A publicação, dirigida a todos os professores e a outros agentes com responsabilidades em matéria de educação e formação, pretende suportar a preparação e o desenvolvimento de cada um dos temas abordados no “Espaço Ciência Divertida”, assim como complementar os meios já disponibilizados, como por exemplo protocolos e guiões de experiências e de modelos.

O Caderno do Professor apresenta os vários temas divididos por separadores sendo que, em cada tema, procurando o equilíbrio possível face à faixa etária dos destinatários e potenciais utilizadores do equipamento, são apresentados, na primeira parte, os respectivos conteúdos de enquadramento em resultado de um trabalho de pesquisa e sumarização da informação, dado que não se pretende que a mesma seja exaustiva.   

Na segunda e última parte de cada tema, apresentam-se propostas de exploração dos temas com base nos recursos, simuladores e experiências disponibilizadas, assim como, várias atividades passíveis de realizar no “Espaço Ciência Divertida”, na Área Protegida e na Quinta de Pentieiros. Há ainda lugar a referências a sites e páginas da Internet, e a alguma bibliografia que poderá ser consultada no sentido de enriquecer a preparação e o desenvolvimento do tema.

As condições instaladas e o potencial apresentado pelo Espaço Ciência Divertida do Centro Educativo das Lagoas determinaram, em 2014, fruto da contínua manifestação de grande interesse no projeto em curso, por parte dos diretores de agrupamentos de escolas de Ponte de Lima, o início da replicação do equipamento nos restantes 11 centros educativos do concelho.

Terminada a instalação, em 2015, dos 11 novos espaços ciência divertida, foi possível, no corrente ano letivo, voltar a centrar as atenções no desenvolvimento do programa do Projeto Ciência Divertida.

Neste contexto, um dos resultados do trabalho desenvolvido, nos últimos meses, entre as 12 escolas básicas e a Área Protegida, tendo por base, entre outros, o objetivo do trabalho em rede e a partilha de experiências e conhecimento entre os espaços ciência divertida, será a realização do “II Workshop Infantil de Ciência”.

Lista dos Espaços Ciência Divertida Espaços Ciência Divertida no Concelho de Ponte de Lima

  • Centro Educativo das Lagoas 
  • Centro Educativo da Ribeira
  • Centro Educativo de Arcozelo
  • Escola Básica 1º Ciclo de Ponte de Lima
  • Centro Educativo da Feitosa
  • Centro Educativo de Vitorino dos Piães
  • Escola Básica 1º Ciclo de Freixo
  • Centro Educativo de Refoios
  • Centro Educativo da Gandra
  • Centro Educativo da Facha
  • Centro Educativo do Trovela
  • Escola Básica 1º Ciclo da Correlhã

Contactos:

www.espacoscienciadivertida.cm-pontedelima.pt
espacocd@cm-pontedelima.pt

Documentos de Apoio:

Espaço Ciência Divertida
Espaço Ciência Diverida – Caderno do Professor
A Água – Manual de Atividades