Banco de Manuais Escolares

Banco de Manuais Escolares

A necessidade de dar resposta à educação para todos com o propósito de maximizar a recuperação de manuais escolares usados, disponibilizando-os gratuitamente a quem deles necessita, gerou a implementação do ‘Banco de Manuais Escolares do Município de Ponte de Lima’ alicerçado em objetivos sociais, ambientais e económicos.

Este projeto tem por base o funcionamento em rede, resultante da articulação entre a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima e os agrupamentos de escolas do concelho (Bibliotecas Escolares) que permite informar os interessados da disponibilidade e localização dos manuais escolares, tendo como principal responsabilidade proceder à verificação e análise dos manuais no que respeita ao estado de conservação e de atualização dos conteúdos para posterior empréstimo.

Este projeto, que decorreu desde o mês de junho, teve como objetivo a partilha de manuais escolares tendo-se procedido ao empréstimo de 216 manuais escolares.

Todos os manuais entregues que não cumpriram os critérios de atualidade, vigência e bom estado de conservação, definidos no documento orientador do projeto, foram entregues na campanha solidária “Papel por alimentos”, promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, por meio da doação de mais de 350 manuais escolares que não puderam ser aproveitados no decurso da ação de recolha de livros para o Banco de Manuais Escolares do Município.

Este material deu origem a 376 quilos de resíduos de papel para reciclagem que foram convertidos em géneros alimentares a distribuir pelos mais carenciados.

O projeto Banco de Manuais Escolares do Município de Ponte de Lima tem como propósito fomentar a partilha de manuais escolares, mediante o envolvimento e a sensibilização de toda a comunidade escolar (alunos, encarregados de educação e os professores) para a necessidade de reutilização dos manuais escolares usados, para a sua correta utilização durante o período de «posse» e, consequentemente, para as boas práticas em matéria de responsabilidade social e ambiental.

No atual contexto económico, a iniciativa ganha particular relevância dado que a disponibilização gratuita de manuais escolares, a quem deles necessite, permite uma maior racionalização de custos e uma efetiva poupança económica aos agregados familiares.

Para mais informações:

biblioteca@cm-pontedelima.pt 
(+351) 258 900 411

Consulte: