Escola Secundária – Técnicos de Instalações Elétricas trouxeram prémio da EDP para Ponte de Lima

prototipagem_fablab1

O Município de Ponte de Lima congratula-se com o prémio alcançado pela LETHES TEAM, equipa do Curso Técnico de Instalações Elétricas da Escola Secundária de Ponte de Lima, no Concurso FABLAB EDP CHALLENGE com o protótipo SUN ROBOT.

Os protagonistas deste concurso foram os Técnicos de Instalações Elétricas Amândio Lamas, Bruno Moreira e Samuel Fernandes, que criaram o SUN ROBOT, que se destacou de todos os projetos apresentados entre as sete escolas que participaram no concurso.

O SUN ROBOT foi alvo de inúmeros elogios por parte dos elementos do júri do concurso, constituído pelas diretoras de recursos humanos da EDP Produção e EDP Distribuição e dos diretores do LABLEC EDP e do FABLAB EDP, que frisaram o carácter inovador do projeto e a quantidade e qualidade do trabalho produzido por estes alunos.

O projeto apresentado, baseado no BOT’N ROLL ONE C, é habitualmente utilizado na ROBOPARTY da Universidade do Minho, foi completamente programado pelos ex-alunos Amândio, Bruno e Samuel que, para além de terem dotado o robô das funcionalidades seguidor de linha, deteção de obstáculos, monitorização da luminosidade e determinação de inclinação, dotaram ainda o SUN ROBOT, de carroçaria personalizada e de um módulo auxiliar, com painéis fotovoltaicos, de fornecimento de energia elétrica em corrente contínua que possibilita maior autonomia de funcionamento ao robô.

O SUN ROBOT tem ainda a funcionalidade de monitorizar o nível de carga da bateria e, autonomamente, consegue deslocar-se até a uma estação de carregamento, na qual, fica em regime de stand-by (parado) até atingir novamente a carga máxima, retomando de seguida o percurso pré-estabelecido. Para demonstrar todas as potencialidades do robô limiano, a LETHES TEAM, nome da equipa, projetou uma maqueta com uma configuração similar a um PUZZLE.

O primeiro lugar alcançado pela LETHES TEAM vai possibilitar aos três ex-alunos a execução de um estágio profissional numa das empresas do universo EDP, que segundo esta entidade representa o primeiro passo para a integração definitiva para os três colaboradores.

Destacando a empregabilidade do curso, tendo em conta que uma significativa percentagem de alunos têm sido convidados a permanecer na empresa onde estagiaram, o Diretor de Curso, Acácio Cerqueira, realçou o esforço e a qualidade de trabalho desenvolvido pelos alunos, com o grande contributo e empenho dos professores. “É justo destacar o contributo dos professores João Dias, Rui Moreira, César Brito e Ildeberto Louro na consecução dos objetivos, da direção do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, pela audácia e apoio evidenciados durante todo o processo e, ainda, o Município de Ponte de Lima, por ter facilitado a participação do curso em todas as edições do FABLAB EDP CHALLENGE”.