‘Rota dos 20’ nas Eco-Escolas do Município de Ponte de Lima

'Rota dos 20' nas Eco-Escolas do Município de Ponte de Lima

Encerrou esta sexta-feira a “Rota dos 20 – I Rota Eco Escolas” projeto da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, pelas escolas do Concelho de Ponte de Lima.

A iniciativa subordinada ao tema “Por uma Mobilidade Sustentável” percorreu diversas escolas, nomeadamente a Epralima, Escola Superior Agrária, E.B. 2,3 de Arcozelo, E.B. 1 da Facha, Lagoas e Ponte de Lima, terminando na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que entregou o testemunho ao Município de Ponte de Lima.

Assim, em conformidade com o tema da iniciativa a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural transmitiu o testemunho ao Município de Ponte de Lima de forma original, com os alunos do curso de Gestão Equina, devidamente trajados a transportar esse testemunho, nomeadamente o Pergaminho, recebido pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal, Paulo Barreiro de Sousa, que se comprometeu a analisar os compromissos e sugestões e a concretizar pelo menos uma delas. Foram entregues ainda a “Bandeira Eco-Escolas” e o “Livro das Escolas”, consistem nos testemunhos que circulam por todas as escolas inscritas no programa Eco-Escolas. O Testemunho 4, o “Livro do Município” merece também destaque e destina-se a recolher ideias, sugestões, compromissos e opiniões sobre o Programa Eco-Escolas e a sustentabilidade.

A Rota Eco-Escolas pretende ainda assinalar os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal, para além de envolver as crianças e os jovens na criação de estratégias de intervenção na comunidade, identificando problemas e propondo as soluções com a finalidade de promover a mobilidade sustentável. Tem ainda como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva.

Esta iniciativa está a decorrer em vinte distintas regiões simultaneamente tendo-se iniciado simbolicamente no World Day of Action Eco-Schools a 22 de abril de 2015 ambicionando chegar a todas as Eco-Escolas de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, prevendo-se que a sua conclusão seja antes do World Day of Action Eco-Schools de abril de 2016, embora seja possível que ultrapasse esta data.

A passagem destes testemunhos de Ponte de Lima para a Ponte da Barca, realizou-se esta segunda-feira, tendo o Município de Ponte de Lima utilizado um veiculo elétrico para transportar os testemunhos da “Rota dos 20 – Eco Escolas” até ao Município da Ponte da Barca.